terça-feira, 21 de junho de 2011

Qual a diferença entre terno e blazer?

Você sabe qual a diferença entre o terno e o blazer? Em que ocasiões pode usar um ou outro?

A palavra terno vem do trio paletó + calça + colete (três peças = terno), todos na mesma padronagem.

Hoje em dia, com o colete em desuso, o terno (também chamado de costume) é a utilização do paletó e calça no mesmo padrão e tecido, geralmente utilizado nas ocasiões mais formais.

É ideal para festas com traje “social” ou “passeio completo” como casamentos, formaturas e profissionais que trabalham em segmentos como advocacia ou mercado financeiro.

Deve ser usado sempre com camisa de manga longa e geralmente acompanha a gravata, mas não é regra imprescindível. No mundo da TV é o traje oficial dos apresentadores dos telejornais, apenas como exemplo.


O blazer é a peça avulsa (apenas a parte de cima) que pode ser usado com calça de alfaiataria em outro tecido ou cor diferente e até mesmo com jeans.


É mais esportivo e pode ter modelagem bem moderna (como os mais ajustados, em jeans ou até mesmo moletom). Pode ser usado com camisa, camiseta pólo ou camiseta inclusive decote V e é indicado para ocasiões menos formais, o chamado “esporte fino”.





Qual o comprimento correto da gravata?

Uma regra que sempre deve ser seguida pelos homens que usam do traje formal diz respeito ao comprimento da gravata.


Independente da estatura do homem, a gravata deve terminar no início da fivela do cinto (de cima para baixo).

Nunca deve ficar curta demais (acima da fivela) ou comprida demais (abaixo dela)!

O comprimento pode ser regulado pela sobra na outra ponta da gravata (na hora de dar o nó) ou até mesmo pelo tipo de nó utilizado, já que alguns “consomem” mais tecido.


Qual o comprimento correto da barra da calça?

Um erro terrível dos homens é deixar a calça social embolada no sapato ou ficar curta demais, estilo pula brejo.

Se você se veste assim e está sem namorada, já sabe o motivo. Elas não gostam de desleixo!

Por isso, fica aqui uma regra definitiva: o comprimento da calça deve ser levemente enviesado (um pouco mais curto na frente do que atrás). Atrás, deve terminar entre o final do salto e começo do sapato, no caso dos ternos clássicos. Na frente, deve ter uma sobra leve, que não deixa embolar na frente ou no cadarço do sapato social.

Há, não esqueça de colocar a calça na linha próxima do umbigo (onde você deve usá-la sempre!).




Camisa para fora?????

Qual o tamanho certo da camisa pra usar pra fora da calça jeans? E é qualquer modelo de camisa que podemos usar pra fora da calça?

Para usar a camisa por fora da calça é necessário que a situação não seja formal, pois no traje social (usado nos casamentos, por exemplo) a camisa deve estar sempre por dentro.

Partindo dessa condição, a camisa por fora deve ser mais moderna, o que determina um shape mais ajustado e um comprimento mais curto.

O comprimento ideal é em torno de 20 cm abaixo da linha do quadril ou cobrindo o cavalo da calça sem sobrar em baixo.

É muito estranho quando o homem usa uma camisa longa e larga demais por fora, dando um formato quadrado para o corpo.

Na prática, as camisas estão ficando mais ajustadas ao corpo, assim como os ternos. Desta forma, coisas largas demais estão se tornando ultrapassadas.

Se você é gordinho a camisa por fora é uma boa opção, seguindo as mesmas orientações. Tecido sobrando também pode aumentar ainda mais o volume do corpo.

Devemos Passar Gravata?????

Primeiro quero lembrar que, ao sentar para dirigir, coloque sua gravata por cima do cinto de segurança!! Senão vai ter que levar um ferro de passar para o trabalho!

Mesmo assim, se for necessário passar suas gravatas, regule a temperatura do ferro de acordo com o tecido de cada gravata. Uma dica caseira é colocar uma cartolina por dentro da gravata deixando-a esticada para evitar marcar o tecido.

A gravata deve ser esticada sobre a tábua de passar e o movimento do ferro deve ser feito em sentido único, sem vai e vém.



Sua Roupa na Medida Certa!!!

A maioria dos homens não é muito ligado a moda, vou iniciar pelo básico do básico: como escolher o tamanho e o tipo certo de roupa para você.

Agora você vai saber a roupa certa na Medida Certa!!!!!

Independente do seu estilo, usar roupas que não são do seu tamanho causarão um efeito estranho no seu corpo. E apesar de muitos dizerem que não ligam para as roupas, ninguém quer parecer um gigante desengonçado ou um baixinho magrelo. Então leve em conta o seu tamanho e estilo de corpo para escolher as roupas dentro do que você gosta.



1 Camisetas Slim Fit: são aquelas mais assentadas ao corpo. Não pode estar apertada no corpo e nem sobrando, o ideal é que você consiga colocar de dois a quatro dedos por dentro dela. Se levantar os braços deve aparecer dois dedos de pele, entre a calça e a camiseta, para que não seja demasiado longa – o que pode dar efeito de achatamento. E é claro, não pode aparecer NADA de pele quando você estiver com os braços na posição correta. Com gola em V dá a impressão de que você é mais alto. Melhor para: baixos; Melhor não: gordos; Permitido: altos, magros, baixos e fortes

2 Camiseta Regular: são um pouco mais larguinhas. Eu não gosto muito desse tipo de camiseta, acho que te deixa com cara de criança. Para não acentuar essa característica é bom usar apenas as básicas, sem muitas estampas ou frases. É bom que não seja larga demais, para não te deixar desleixado e as mangas devem ser no MÁXIMO do tamanho do seu braço e mais metade da circunferência dele. É boa para quem quer disfarçar a barriguinha. Melhor para: gordos; Melhor não: baixos e magros; Permitido: gordos, altos e fortes

3 Polo Básica: Uma polo deve ter medidas parecidas com a da Slim Fit, não pode ser larga nem aparecer a barriga. As básicas alongam o corpo. Melhor para: gordos e fortes; Melhor não: altos; Permitido: baixos, magros, gordos e fortes.

4 Polo Listrada:Ainda com as mesmas medidas da Slim Fit. Listras horizontais costumam dar impressão de que você é maior para os lados e pode dar uma achatadinha também. Melhor para: magros e altos; Melhor não: gordos; Permitido: magros, altos, baixos e fortes.

5 Camisa xadrez ou quadriculada: Camisas também devem estar sempre rentes ao corpo, se for larga parece que você pegou emprestada de alguém. Por ser um modelo mais despojado o ideal é que as mangas sejam dobradas na altura do antebraço. Estampas em geral costumam dar uma impressão de maior nas laterais. Melhor para: altos e magros; Melhor não: gordos; Permitido: altos, magros, fortes e baixos.

6 Camisa Social: Também deve ser rente ao corpo. Com o braço bem esticado a manga deve ficar no comecinho do polegar, para você ter liberdade no movimento e não ficar com a manga curta quando gesticular, isso NUNCA pode acontecer. Melhor para: todos os tipos.

Tem também aquelas dicas básicas que sempre vale relembrar: preto emagrece; estampas e listras horizontais engordam; listras verticais e gola em V alongam.

Como homens já não são o publico alvo de blogs de moda e não tem o hábito de ficar lendo esse tipo de matéria vou encerrar por aqui, depois coloco sobre calças, cintos, sapatos e outras dicas para o universo masculino.